Seguidores

16/09/2008

Porque o nome: Arte Celta?


Quando dei nome a esta técnica, não imaginava o quão parecido seria com a história do povo celta, foi pura intuição. Eu já tinha este nome na minha cabeça, e sempre dizia ao meu marido:" eu ainda vou fazer um técnica com este nome", ou seja, tinha o nome, mas não tinha a peça em si, então comecei fazendo sem me preocupar com o resultado, tudo foi puramente intuitivo, no final quando terminei e vi o resultado, eu exclamei: é ela, a Arte Celta!
Só depois resolvi fazer uma pesquisa mais profunda sobre esse povo maravilhoso, do qual eu me identifico tanto e o quanto eles estão impregnados nas minhas obras e blogs, até as músicas contida neles são celtas e eu nem tinha associado.
A música é da Europa Ocidental, geralmente é muito suave, feita com instrumentos de cordas e bateria leve, e mais alguns outros instrumentos inusitados, são músicas calmas e relaxantes, que te fazem sonhar. As cantoras Loreena mckennitt e Enya retratam bem o estilo.

Fiz um pequeno resumo sobre o povo celta:

Povo de língua Indo Europeia, Situado na Europa Ocidental.
Os historiadores contam que os celtas eram um povo, orgulhoso, corajoso e muito romântico, eles pintavam as suas peles com tinta azul, antes de irem para a guerra, tinham grandes habilidades nas artes, especialmente no trato com metais, Desenhavam suas roupas de guerras, seus escudos e adornos pessoais em forma geométrica e em aspiral, misturava figuras humanas com desenhos abstratos e arabescos.
A Irlanda é o país que mais conserva suas tradições de origem e cultura celta. Outras regiões que também se identificam com esta cultura são: País de Gales, Cornualha(Reino Unido), Bretanha (França), Norte de Portugal, Bélgica e Escócia. São regiões onde existem resquícios da língua e costumes encontrados até hoje.

Na religião, o povo celta tinham os Druidas como sacerdotes, acreditavam na imortalidade da alma, moradas espirituais, muito parecido com o espiritismo de hoje. Enfatizam a natureza, o mar, o céu em fim, tinha, muito carinho e tratavam a natureza de forma especial,e eram nestes locais onde eram realizadas as cerimonias religiosas e festivais religiosos. Eles não admitiam que os cultos fossem em templos construídos pelas mãos do homem, por isso eram sempre realizados em florestas, campos ou próximo a pedras e montanhas.
Existem muitos relatos de contos e lendas dos Druidas, fato observado no filme " As Brumas de Avalon" que conta a lenda do Rei Artur, a Távola redonda e a sua meia irmã Morgana.
Por não utilizar roupas em alguns dos seus festivais, ligados a fertilidade, por ignorância ou má fé, e até mesmo por crueldade os padres da Igreja católica, perseguiram, acusaram, queimaram e faziam atrocidades com eles.
Enquanto em algumas das festividades célticas, os participantes o faziam sem vestes, os Druidas, por sua vez usavam vestes e túnicas brancas. Sempre formavam os círculos mágicos visando a canalização da força.

Falando um pouco sobre a mulher celta:
Dentro da organização social e religião Celta, a mulher tinha um papel de destaque, ela dominava a doutrina. Podia escolher entre a vida no lar e ser uma guerreira, também tinha liberdade de escolher o seu parceiro. Quando casava trazia para esta nova condição os seus bens, e se estes fossem superiores aos do marido, seria ela o chefe do casal. Se houvessem discórdias, o casamento já que naquela época era visto como um contrato, podendo ser rompido através do divórcio.
Nada diferente da emancipação da mulher nos dias de hoje. E diferentemente das mulheres da época, que tinham que ser quase como escravas, O império romano abominava isso nos celtas, ruim pra eles né?

Fontes de pesquisa e linkes que falam mais sobre o povo celta com mais detalhes, leiam, vale a pena conferir:
http://clickdasfadas.blogspot.com/200804/tradies-e-magias-do-povo-celta.html
http://www.geocities.com/sunsetstrip/Amphitheatre/4683/celta.html
http://users.hotlink.com.br/egito/druidas.htm
http://www.libreopinion.com/historia_celta/historia.html



Technorati Profile

19 comentários:

  1. Retribuindo sua visita,agradeço o prêmio dardos,depois eu pego,aproveito para te oferecer meu award Blessed Be e te convido a visitar meu outro blog: presentedadeusa.blogspot.com,me interessei pelos papéis de decoupage celta,vc tem aí? já fiz alguns trabalhos,mas nada tão significativo...temos muito em comum: Loreena Mckennit,música celta...rs...bjos e bençaõs de sucesso prá ti!

    ResponderExcluir
  2. ola amiga
    como ja tinha dito desta tecnica nao percebo nada mas agora ao ver as tuas palavras vejo que es uma grande artista ate nome para as tuas artes inventas e por sinal muito bem imaginaçao nao te falta realmente quem tem talento tem
    beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose!!
    Fiquei muito honrada e feliz com este premio ! você nem imagina o quanto...
    Obrigada minha querida! por se lembrar de mim...
    vou guardar esse presente com muito carinho...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Estoy sorprendida con estas cajas tan bonitas!!

    Besos.

    ResponderExcluir
  5. Rose, esse breve histórico do povo Celta, foi tudo de bom. Porque agora nós olhamos a peça e em seguida lemos o texto, que para mim é um complemento do trabalho. Mesmo que por pura intuição, vemos que seus trabalhos teem identidade, eles não são uma coisa postada simplesmente para agradar os olhos, eles agradam a alma e o coração. Seus trabalhos teem vida e é totalmente cultural.
    Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá querida
    passando mais uma vez para ver as novidades e mais uma vez ficar encantada!!!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi Rose, muito bonito seu trabalho, ja pegamos seu link para colocar na nossa lista de participantes. Bem vinda ao clube! Participe de nossos eventos e se desejar,conheça a comunidade do clube visitando os blogs de nossa lista e apresente-se como nova socia. Pegue o selinho de participaçao pra seu blog e outros presentes que desejar. Com o tempo nos conheceremos melhor.Um bom final de semana pra voce. Beijos
    Equipe do CMI (Sandra)

    ResponderExcluir
  8. OLA AMIGA
    PASSEI PARA DESEJAR UM BOM FIM DE SEMANA
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. Poxa que mulher talentosa!
    Vim ao acaso e te encontrei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá amiga brigada pela sua visita encantadora no clube adoramos,volte sempre,beijos nossos EQUIPE CMI(V@L)

    ResponderExcluir
  11. Querida, vim retribuir o mimo!
    passa no meu blog
    (Café com Quitandas)
    para pegar.
    beijos minha linda!!!

    ResponderExcluir
  12. Espectcular este trabalho. Também adoro música celta não sei se voce conhece, mas vou deixar o nome de alguns grupos espectaculares de música celta que voce pode pesquiar se quiser, são eles; Gwendal-Irlanda; Celtos cortos-Espanha; Quinta do Bill-Portugal; Tag Hez-Bretanha. Deixo estes nomes só por curiosidade e porque pode voce não conhecer e valem a pena. Um beijão

    ResponderExcluir
  13. Olá Rose,
    Há coisas que são mesmo inexplicáveis, não é? que máximo dar o nome a essa arte e de facto ter tanto a ver :)
    Eu (Manuela)identifico-me imenso com a cultura celta, aliás o meu nick, é um exemplo disso mesmo (risos)eram muito sábios e mágicos, por isso me identifico tanto com a sua espiritualidade, mesmo com a música, que ouço costantemente enquanto trabalho.
    Votos de uma boa semaninha!
    Beijinhos das Fadas

    ResponderExcluir
  14. Rose minha querida....
    Nossa que trabalho tão lindo...tudo a ver contigo, e de canja ainda teve essa baita aula sobre os celtas... já li, reli porque simplesmente amei o texto...
    Juntando tudo isso a música... aí não tem prá ninguém....
    Viajei no tempo ... bom demais...
    beijo e beijo

    ResponderExcluir
  15. Olá Rose
    vim espreitar as novidades.
    Beijos

    Paula

    ResponderExcluir
  16. Ola Rose boa noite.Preciso de sua ajuda para cumprir minha prova da semana no virtual reality do clube CMI.
    Gostaria que voce visitasse meus companheiros de jogo e deixasse um recadinho pedindo a eles nao me nominarem esta semana para o paredao.O link para os blogs deles esta nesta pagina: http://clubedamelhoridade.sites.uol.com.br/virtualreality/participantes.html.
    Muito obrigada,fique com Deus e Feliz Primavera com muito encanto das fadinhas da natureza.!Bjsss

    ResponderExcluir
  17. Olá Rose... Vc visitou o meu blog... Geralmente não respondo e-mails apenas de quem eu já tenho um certo contato... Mas respondo através de comentários, as vezes tem alguns blogs que não dão a opção pessoas com blogs de outras provedoras comentar... rsss... Ainda bem que o seu tem como né?... Adorei sua arte celta... Muito lindo... Vc perguntou como colar um selo meu no seu cantinho, daí vc terá de entender um pouco de codificações né?... Pra saber onde o melhor lugar pra colar o selo aí no seu espaço... Mas é só copiar o código disponivel, da caixinha abaixo do selos e botons lá no meu jardim e colar aí no seu espaço, onde achar melhor... rsss... Não sei como te orientar... rsss... Bjos mágicos pra ti e obrigada pela visita...

    ResponderExcluir
  18. Seus trabalhos são muito bonitos e com muita imaginação. Parabéns e desejo muito sucesso.
    Pena eu estar tão longe....mas prometo visitar mais vezes seu blog para apreciar seu trabalho :)
    Minervina

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Rose,agora descobri por que sou
    tão fã de seu trabalho.Além de ser lindíssimo,e sem querer ser atrevida, descobri que temos muitas afinidades:
    músicas,anjos,fadas,magia celta,natureza....etc que os anjos e fadas estejam sempre do seu lado,um grd. bj no coração!

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!
Não esqueça de deixar o seu email, para retribuir oseu carinho!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

NÃO COPIE O CONTEÚDO DESTE BLOG

pageranks

Site no Esquillo Directorio PageRank BlogBlogs Blog Directory artesanato-link.blog